Como melhorar a taxa de recompra de seus clientes

bones

Veja 7 dicas para você aplicar no seu negócio

Como melhorar a recompra de seus clientes: veja 7 dicas para você aplicar no seu negócio

Existem várias razões pelas quais um cliente volta a comprar em uma loja. O preço, a qualidade e a variedade de produtos são alguns exemplos.

Independente do nicho ou segmento da sua empresa, uma alta taxa de recompra ajuda a manter a prosperidade do negócio. 

É importante conhecer quem é o seu público-alvo, os consumidores com perfil ideal para que a empresa possa desenvolver seus produtos e serviços baseados nos seus reais interesses em prol da satisfação do cliente.

Atingir essa métrica é o sonho de qualquer empreendedor. Para entender mais sobre o porquê disso, continue a leitura e entenda a importância de fidelizar clientes, garantir uma maior taxa de recompra e 7 práticas para você aplicar no seu negócio a partir de agora!

Afinal, por que a recompra é tão importante? 

Quando falamos em “vender mais”, não significa dizer que a empresa precisa atrair novos clientes com maior frequência. 

Você sabia que conquistar um cliente novo pode custar até sete vezes mais caro do que manter os já existentes?

Aqueles clientes que já são de casa são uma fonte de receita segura para qualquer empresa. Portanto, antes de ampliar seu negócio e aplicar ações que atraiam novos clientes, é importante pensar naqueles que já consomem o seu produto ou serviço a mais tempo.

Em resumo: a empresa deve manter fortalecido o relacionamento com a clientela mais antiga para que ele se mantenha sempre ativo e continue consumindo o seu produto.  

7 dicas para você aplicar no seu negócio e fidelizar seus clientes

Tenha um atendimento eficaz

Tudo começa pelo atendimento. Seja físico ou virtual, a forma como o cliente é abordado faz toda a diferença na sua tomada de decisão. Quando o cliente é bem atendido, ele constrói uma imagem positiva da empresa, o que ajuda na divulgação para outras pessoas conhecerem o estabelecimento. 

Escute o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu serviço

As redes sociais são um termômetro eficaz para você entender o que seu cliente acha da sua empresa. Esteja atento aos comentários nas publicações e em páginas voltadas para avaliação de consumidores, como o Reclame Aqui. 

As opiniões dos seus clientes, sejam elas positivas ou negativas, vão te ajudar na busca de soluções eficientes para aprimorar o seu negócio.

Centralize informações úteis sobre a sua empresa para facilitar a compreensão do cliente

Ter vários canais de comunicação à disposição do seu cliente é importante, mas a grande oferta também pode acabar o confundindo na hora de ir em busca de alguma informação. 

Certifique-se de que as informações mais importantes e úteis para o seu cliente estejam acessíveis naqueles canais com maior adesão baseado em seu perfil de consumo.

Faça ações promocionais 

Ações de marketing e de venda são sempre ótimas estratégias para as empresas manterem os clientes ativos. Abaixo, alguns exemplos de como fazer isso:

  • Programa de pontos
  • Descontos especiais em datas comemorativas, como aniversário do cliente
  • Promoções relâmpago
  • Descontos por indicação
  • Oferecer recompensas e vantagens exclusivas 
  • Programa de fidelidade

Canais de comunicação sempre ativos

Assim como é importante manter a comunicação da empresa com o cliente, os canais utilizados também devem estar sempre ativos para que o público saiba que a sua empresa estará à sua disposição quando precisar. 

Para isso, conhecer o perfil do cliente, tom de linguagem ideal e quais canais ele prefere são pontos que devem ser considerados ao desenvolver suas estratégias de comunicação para cada perfil.

Estimule o feedback dos seus clientes

Para saber se suas estratégias estão funcionando conforme o esperado, a melhor forma de avaliar isso é verificando a opinião de quem consome. Ao finalizar a compra, sugira ao cliente que avalie a experiência, se o serviço/produto atendeu as expectativas e se ele recomendaria para outras pessoas.

Ofereça incentivos de compra  

A experiência de compra é um poderoso incentivo para fidelizar clientes. Uma forma de fazer isso é oferecer algum mimo, como cupons de desconto, fretes grátis ou brindes exclusivos personalizados junto com a compra. São formas de agradar o cliente e de fazê-lo se sentir relevante para a empresa.

Como vimos, fidelizar clientes é um exercício diário e que exige o envolvimento de todos os setores de uma empresa. Alinhe os objetivos e conheça bem o seu público e mercado que atua para definir as melhores ações da empresa para manter a sua cartela de clientes constante e satisfeita!

Curtiu esse conteúdo? Acha que foi útil para você? Queremos saber sua opinião. 
Se você possui um negócio próprio ou está começando a empreender, te convidamos a acompanhar o SB Blog, blog oficial da Seu Boné, para conferir outros conteúdos sobre marketing e empreendedorismo que podem ser úteis para a sua jornada no mundo dos negócios..

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

Rua Alfredo Pegado Cortez, 3346
Candelária, Natal/RN 59066-080