Por que investir no marketing para o agronegócio?

bonés personalizado

O marketing para o agronegócio torna-se elemento importante para fortalecimento do setor, bem como dos empresários e produtores rurais.

É cada vez mais comum ver grandes empresas do setor do agronegócio investindo em estratégias de marketing digital variadas para diferentes canais, por ser uma forma de se manter atualizado e atento às mudanças rápidas do mercado. 

Se você é empresário do setor e está pensando em utilizar o marketing de forma certeira para te ajudar nos negócios, este artigo é para você!

Confira mais sobre como utilizar o marketing para o agronegócio a seguir.

Marketing para o agronegócio: entenda como aplicá-lo e conquiste bons resultados

O uso correto das estratégias de marketing para o agronegócio traz impacto positivo para marcas e empresas do setor, sobretudo quanto às suas políticas de preservação ambiental e agricultura familiar, gerando valor ao produto ou serviço comercializado para os seus clientes. 

Mas, antes de saber quais ferramentas utilizar para iniciar o marketing para o agronegócio a todo vapor, é preciso entender como o setor é dividido. Confira abaixo:

1- Empresas que produzem insumos, fertilizantes, máquinas agrícolas e demais itens necessários para o trabalho do produtor rural.

2-Fazendas, indústrias e compradores que compram o produto in natura para transformar em outros produtos (B2B).

3-Empresas que fabricam alimentos e derivados com foco no consumidor final

As ações de marketing para o agronegócio devem ser pensadas estrategicamente para cada elo citado acima. 

Por ser um setor com estrutura mais “conservadora” e consequentemente ainda pouco explorado, desenvolver estratégias de marketing voltadas para o agronegócio é uma boa oportunidade de negócio para agências de marketing, sabia? 

Vejamos abaixo as principais vantagens ao investir no marketing para o agronegócio:

Relacionamento mais estreito com o cliente

Como vimos acima, na cadeia do agronegócio, o seu cliente pode ser um produtor rural, uma empresa varejista, um distribuidor de insumos ou o próprio consumidor final.

Quando falamos em agronegócio, automaticamente nos vem em mente exposições e feiras agropecuárias gigantes onde empresários, fazendeiros, profissionais do ramo e estudantes se reúnem para conhecer as novidades do mercado e trocar conhecimento, o famoso networking.

E são nesses momentos de troca de ideias que podem surgir novas parcerias comerciais. 

A sua marca também precisa se comunicar com as pessoas, daí a importância do marketing para o agronegócio. 

Além da publicidade comum, invista na produção de conteúdo nas redes sociais, newsletter especial para seu banco de dados, site otimizado e com informações úteis sobre o que a sua empresa faz são alguns exemplos de práticas eficientes para quem deseja começar de imediato. 

Com as ferramentas certas, você vai conseguir entender de forma antecipada as dores do cliente, além de ações consistentes para aproximá-lo da sua empresa fazendo com que ele se mantenha sempre engajado com o seu negócio.

Reconhecimento do público-alvo

Um dos pilares para uma boa estratégia de marketing é criar ações que ajudem a reconhecer o seu consumidor ideal, ou seja, o público-alvo. 

No agronegócio, o público-alvo é amplo e, dependendo do tipo de produto ou serviço que a sua empresa comercializa, a partir de ações de marketing bem definidas, você poderá entender a fundo qual é o perfil de consumidor interessado no seu produto e o que ele procura. 

Assim, fica mais fácil saber quais são os melhores métodos, formatos de conteúdo, ações de marketing e canais de comunicação ideais para atingi-lo positivamente, bem como quais produtos e serviços oferecer.

Maior objetividade na mensuração de resultados 

Ao aplicar alguma ação de marketing da sua empresa, você espera bons resultados e que ela atinja os objetivos, correto?

No marketing para agronegócio, o princípio é o mesmo: seja no meio digital ou offline, estipule um período de tempo para aplicação da sua estratégia que seja suficiente para você conseguir, além da validação do seu produto ou serviço entre o público-alvo, ajuda a entender se você está no caminho certo.

E no caso do marketing digital, tais resultados são ainda mais precisos. Um anúncio veiculado no Instagram, por exemplo, você consegue saber na hora quantas pessoas clicaram e demonstraram interesse pela oferta.

Posicionamento e fortalecimento da marca

Apesar do universo do marketing digital ser o mais procurado pelas empresas que desejam se posicionar e se destacar no mercado, o marketing offline, ou marketing tradicional (propaganda em tv e rádio, por exemplo), ainda é bastante eficaz em qualquer estratégia comercial.

Um bom exemplo de marketing tradicional que pode ser aplicado no agronegócio é a presença da marca em locais estratégicos em eventos agropecuários, como feiras e exposições, até as populares vaquejadas.

A logo da empresa pode estar estampada em banners e outdoors, degustação de produtos e distribuição de brindes, como por exemplo, os bonés personalizados especialmente para aquela ocasião. 

Isso mesmo! 

Se a sua empresa estiver patrocinando um campeonato, leilão, participação em feiras agro ou evento similar, um boné personalizado com a logo da sua marca sendo distribuído durante o evento ajudam a fixar sua marca na mente dos visitantes e convidados, por exemplo.

Além disso, é um presente bastante útil, já que a grande maioria destes eventos acontecem ao ar livre e durante o dia, logo, o seu boné torna-se acessório mais do que necessário para proteger o rosto dos participantes em dias quentes. Com certeza eles vão te agradecer pelo mimo!

Os bonés personalizados contribuem de maneira positiva para o marketing para o agronegócio. Se você é empresário do setor e achou essa estratégia interessante para o seu negócio, temos uma dica especial para você!

A Seu Boné é uma loja especializada na confecção de bonés personalizados dos mais variados modelos para empresas e eventos diversos em qualquer lugar do Brasil.
Para conhecer mais do nosso portfólio, clique aqui e acesse o site!

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

Rua Alfredo Pegado Cortez, 3346
Candelária, Natal/RN 59066-080