Branding: saiba mais como fortalecer a sua marca!

Fortaleça seu branding

O que chamamos de branding?

Se alguém te pedir para falar agora o nome de uma marca de refrigerantes, provavelmente a sua resposta será Coca-Cola. Mas, você já se perguntou o por quê disso?

Provavelmente porque a Coca-Cola esteve presente em momentos importantes da sua vida, gerando memória afetiva. Ou então, alguma ação comercial da marca que você viu e achou interessante, como as campanhas natalinas.

Além dos exemplos acima, existem outro elemento importante para que a marca seja reconhecida facilmente em qualquer lugar do mundo: a identidade visual, composta por um tom de vermelho vivo e grafia diferenciada. 

Esse reconhecimento e imagem positiva gerada pela marca entre o público consumidor é resultado das ações de Branding executadas pela empresa.

O Branding é uma estratégia que, quando bem aplicada, pode gerar resultados satisfatórios para qualquer empresa, independente do porte e nicho em que atua.

Para entender mais sobre o tema, vamos mostrar ao longo deste artigo tudo o que você precisa saber sobre Branding e como aplicar essa estratégia para fortalecer o seu negócio. Confira!

O que é Branding?

O termo Branding em tradução livre significa “gestão de marca” (brand = marca). 

No mundo do marketing, Branding é um conjunto de ações e técnicas desenvolvidas para fortalecer a marca no mercado, ações essas que envolvem seu posicionamento, propósito e valores.

O grande objetivo do branding é fazer com que a marca crie conexões positivas e conscientes com o público consumidor para que, além de clientes, tornem-se, também, defensoras e divulgadoras da marca.  

Existe diferença entre branding e marca?

Essa é uma dúvida bastante comum. Vamos explicar melhor agora.

Marca é tudo aquilo que constrói a identidade da sua empresa, a forma figurativa como o seu produto ou serviço é representado no mercado. Branding é a gestão dessa identidade.

Sendo assim, é através do branding que o cliente vai construir sua própria percepção da marca e sentir se seus valores e propósitos fazem sentido para ele, ao ponto dele voltar a consumir o produto ou serviço.

Lembra do exemplo da Coca-cola que falamos no início do texto? As experiências positivas que cada consumidor da marca teve ao longo dos anos explicam o porquê a Coca-Cola segue como o refrigerante mais lembrado do mundo. 

Além do produto ser de boa qualidade, o propósito e valores da marca são constantemente reforçados nas suas propagandas, ações comerciais e sociais, causando emoção genuína no seu público.

Portanto, o valor que a sua marca gera será peça fundamental no fortalecimento do branding.

Qual a importância do branding para o seu negócio?

As marcas que possuem posicionamento estabelecido no mercado e são constantemente lembradas pelas suas ações de comunicação, marketing e vendas são sempre bem vistas pelo público consumidor.

Para que a sua marca conquiste este objetivo, é preciso conhecer os conceitos necessários para seu fortalecimento. São eles: 

Conscientização

Você já parou para pensar em como a sua empresa se relaciona com o produto ou serviço que oferece ou quais ações precisam ser feitas para a marca para que ela seja, de fato, reconhecida em um mercado tão competitivo? 

Por que a sua empresa não vem atingindo bons índices de vendas? Será a falta de planejamento? As ações de marketing não estão obtendo resultados satisfatórios?

Esses questionamentos são alguns exemplos a serem feitos dentro da etapa de Conscientização – identificar e entender os impasses que podem atrapalhar a evolução do seu negócio. 

Extensão

Se a sua marca está inserida em um nicho que permite a possibilidade de inserir outros tipos de produtos além do que a empresa já vende, como higiene pessoal ou vestuário, considere a estratégia de expansão de negócios. 

Vamos usar mais uma vez a Coca-cola como exemplo. Hoje, além dos refrigerantes tradicionais, a marca também conta em seu portfólio a linha de bebidas light e zero.

Além de ser uma forma de crescimento nas vendas, permite que a sua marca se popularize ainda mais entre o público consumidor. No entanto, certifique-se de que a empresa está pronta para este próximo passo, ok? Afinal, estamos falando de um investimento de alto risco e que vai impactar diretamente no caixa da empresa. Analise todas as possibilidades e invista naquelas que o cenário atual da empresa permita.

Identidade

A identidade da sua marca precisa ser muito bem definida para que seja reconhecida facilmente pelo seu público e se diferenciar no mercado. Para isso, considere alguns pontos: a originalidade, as soluções que oferece, experiência diferenciada e confiável para o cliente e a possibilidade de demonstração do produto para o seu público.

Gestão

De forma geral, essa é a etapa de união entre ideia e produto para, a partir dela, desenvolver ações que orientem como o seu público enxerga a marca e o valor do seu negócio. 

Propósito, empatia, consistência, emoção e lealdade são alguns exemplos de itens indispensáveis no gerenciamento de uma marca. Se for bem executada, essa é a estratégia que vai fazer com que a sua marca torne-se conhecida no mercado.

Reconhecimento

São as estratégias desenvolvidas para fixar a marca na mente do consumidor. Porém, o que vai determinar se tais ações serão bem sucedidas é se a imagem construída da marca provoca efeito positivo entre o seu público. 

Uma maneira de fazer isso é investir em diferentes canais de comunicação (redes sociais, WhatsApp, site oficial, entre outros) da marca, sempre com foco no propósito e valores, para fortalecer a imagem positiva que o seu cliente construiu sobre a sua empresa.

Confiança

Ganhar a confiança do público consumidor contribui para a construção da boa reputação da marca no mercado. Portanto, sempre cumpra o prometido e mantenha aquecido o relacionamento entre a sua marca e seu público para que ele continue consumindo o seu produto e seja porta-voz da sua marca. 

Se você tem um pequeno negócio e acha que todo o conceito de branding não se aplica a sua empresa, saiba que independente do porte ou nicho, essa estratégia pode e deve ser incluída nas suas ações de marketing e vendas.

Curtiu esse conteúdo? Acha que foi útil para você? Queremos saber sua opinião. 
Se você possui um negócio próprio ou está começando a empreender, te convidamos a acompanhar o SB Blog, blog oficial da Seu Boné, para conferir outros conteúdos sobre marketing e empreendedorismo que podem ser úteis para a sua jornada no mundo dos negócios.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

Rua Alfredo Pegado Cortez, 3346
Candelária, Natal/RN 59066-080