10 ações de marketing para melhorar seu negócio

Ações de marketing

Uma das primeiras perguntas que todo empreendedor faz a si mesmo quando abre o próprio negócio é “quais ações de marketing devo fazer para divulgar a minha empresa para o público?”. 

A verdade é que investir em ações de marketing não necessariamente funciona apenas para divulgar a marca, mas também, para mostrar ao mercado que a sua empresa tem autoridade no nicho em que atua e pode ser uma opção consistente para o cliente que deseja resolver algum problema.

Por que investir em ações de marketing?

Segundo o teórico americano Philip Kotler, autor de diversos livros sobre o assunto, “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

Sendo assim, podemos afirmar que as ações de marketing criadas para uma empresa desempenham diversas funções, dependendo do tipo de estratégia pensada naquela ação. Alguns exemplos são:

  • Promoção da marca
  • Atrair e fidelizar clientes
  • Impulsionar vendas
  • Fortalecer a imagem da empresa no mercado
  • Divulgação de novos produtos e serviços
  • Estreitar o relacionamento entre a empresa e clientes

Para cada ação de marketing planejada, é preciso pensar em como ela será aplicada, o período e se há orçamento disponível para sua execução, caso seja necessário. 

Não existe uma fórmula mágica a ser seguida, porém, um tempo de qualidade dedicado ao planejamento destas ações já é suficiente para ajudar o empreendedor a entender como o seu negócio pode contribuir para o mercado em que atua e, principalmente, atingir as expectativas do seu público.

Veja 10 ações de marketing para você aplicar agora mesmo!

1.Invista em marketing de conteúdo

Encantar e educar os seus clientes sobre algum assunto relacionado ao seu negócio é a base do que chamamos de marketing de conteúdo. Aqui, a criação de conteúdo relevante e compartilhado em forma de e-books, blogs corporativos, vídeos, newsletter e postagens nas redes sociais permite que a sua empresa seja encontrada por mais pessoas que estão à procura de resolver algum tipo de problema. 

É uma estratégia acessível e que não é preciso investimento de alto valor para colocá-la em prática, além de ajudar a fortalecer a imagem da sua empresa no mercado. Vale a pena conferir!

2. Redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são hoje um poderoso elemento em qualquer estratégia de divulgação, afinal, passamos muito tempo do nosso dia conectados à elas. Invista em produção de conteúdo atrativa nos perfis da sua empresa, em especial nas plataformas em que o seu público-alvo é mais ativo. 

Além disso, pesquise sobre os recursos exclusivos que cada rede social oferece para perfis comerciais. O Instagram Business, por exemplo, permite que você consiga visualizar a performance do perfil na plataforma (crescimento do número de seguidores, as postagens tiveram maior engajamento, quantos cliques obteve o link na bio do perfil, e etc) e entender quais ações aplicadas apresentaram resultados e os pontos em que é preciso fazer algum tipo de ajuste.

3. Invista em mídia paga

Uma forma de tornar a sua empresa conhecida de forma mais “rápida” pelo público no meio online é através de anúncios patrocinados. Como falamos anteriormente, as redes sociais são um canal de divulgação bastante eficiente e contam com a possibilidade de impulsionar conteúdo veiculado na própria plataforma para atrair mais usuários por um valor e tempo específico. 

Mas lembre-se: o tráfego orgânico também é fundamental para que a sua estratégia comercial conquiste resultados satisfatórios.

4.Tenha um WhatsApp Business

Certamente você já deve adotar o WhatsApp nos seus negócios, não é mesmo? Além de funcionar como o principal canal de comunicação de atendimento ao cliente, o WhatsApp contribui para a promoção do seu serviço de forma fácil e ampla.

O WhatsApp Business oferece suporte para empresas com grande volume de mensagens. Com a versão business do mensageiro, você poderá criar campanhas para sua base de contatos com conteúdos informativos sobre a empresa, como promoções e novos serviços. 

5.Faça testes A/B

Para saber se tal ação de marketing está perfeitamente alinhada antes de ser aplicada, é indicado fazer o teste A/B. Esse teste permite entender com precisão como cada ação vai performar de acordo com a métrica que se deseja atingir (geração de leads, taxa de abertura de e-mail, cliques em anúncios, entre outros).

De forma prática, funciona da seguinte forma: caso sua ação de marketing consista em criar uma landing page para converter leads, você pode criar dois modelos da página com botões de conversão adicionados em lugares diferentes para saber qual deles é melhor tempo de resposta pelo usuário. Outro exemplo é criar dois modelos de landing page com design diferente (cores, botões CTA, imagens, entre outros) para entender qual dele carrega mais rápido via acesso mobile.

6.Tenha uma comunidade fortalecida

Não basta apenas compartilhar promoções sobre o produto comercializado pela sua marca em toda plataforma que existe – é preciso ouvir o que o seu público tem a dizer. Construir um bom relacionamento com o cliente facilita bastante na criação de novas estratégias de marketing, além de ser um meio mais direto de entender como cada ação está sendo recebida. Essa troca constante de informações e feedbacks entre a empresa e cliente é extremamente valiosa para o crescimento dos negócios.

7.Crie conteúdo em vídeo

Os vídeos são um formato de conteúdo que vem ganhando cada vez mais espaço no meio online, principalmente os de curta duração. Experimente transformar alguns conteúdos já trabalhados pela sua marca em outros meios em forma de vídeo para atingir maior alcance em plataformas como Instagram e TikTok.

8.Faça parceria com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais, sejam de grande, médio ou pequeno porte, podem ser um adicional positivo nas suas ações de marketing, principalmente nas redes sociais. Antes de escolher o influenciador para a sua estratégia, fique atento a alguns pontos:

  • Tamanho da audiência
  • Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência
  • Se o assunto trabalhado pelo influenciador é relevante para os valores da marca

9.Faça promoções regulares

Descontos exclusivos, promoções relâmpagos, período de teste gratuito de algum serviço oferecido pela empresa… esses são apenas alguns exemplos de promoções que a sua empresa pode fazer para atrair clientes numa ação de marketing específica. 

Uma dica válida neste tipo de ação é investir em gatilhos mentais na mensagem que será divulgada para despertar no cliente o desejo de consumir seu produto/serviço.

10.Presenteie seus clientes com brindes personalizados

Por fim, os brindes personalizados seguem como uma forma eficiente de ação de marketing para qualquer negócio. Além de ser um incentivo à compra, os brindes personalizados ajudam na promoção positiva da sua marca e na fidelização de clientes.

Investir em ações de marketing que tragam resultados positivos é um grande desafio, no entanto, como vimos ao longo deste artigo, não é preciso gastar muito para criar uma estratégia eficaz. Um planejamento bem estruturado vai ajudar bastante a entender quais passos seguir em cada etapa sem maiores riscos à saúde do seu negócio.

Curtiu esse conteúdo? Acha que foi útil para você? Queremos saber sua opinião. 

Se você possui um negócio próprio ou está começando a empreender, te convidamos a acompanhar o SB Blog, blog oficial da Seu Boné, para conferir outros conteúdos sobre marketing e empreendedorismo que podem ser úteis para a sua jornada no mundo dos negócios. Até a próxima!

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

Rua Alfredo Pegado Cortez, 3346
Candelária, Natal/RN 59066-080