Dia do Cliente: como a data pode ajudar sua empresa

Feliz dia do cliente

Entre tantas datas comerciais importantes, o mês de setembro é também mais um mês muito aguardado tanto pelos consumidores como pelas empresas, principalmente pelo Dia do Cliente. 

Estamos falando do Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro. Semelhante aos moldes da Black Friday, a data que visa homenagear o consumidor e a sua contribuição para o crescimento e sucesso das empresas, utiliza diversas estratégias para chamar a atenção dos clientes para ir às compras e garantir boas promoções.

Já para as empresas, o Dia do Cliente ajuda a manter as vendas aquecidas em um período considerado “morno” para o comércio. Além disso, a data serve como uma espécie de termômetro para que as empresas possam planejar suas próximas ações comerciais voltadas para o final de ano, época onde o comércio é movimentado. 

Neste artigo, vamos mostrar como o Dia do Cliente pode ser uma excelente estratégia comercial para a sua empresa e algumas dicas do que fazer para aproveitar a data ao máximo.

Dia do Cliente: veja como usar a data ao seu favor

Além das vantagens que apresentamos acima, o Dia do Cliente também ajuda a manter a empresa sempre presente na vida do consumidor, sabia? Antes de ser uma data comercial, não esqueçamos que o motivo pela qual ela foi criada: valorizar o cliente.

Portanto, todos os recursos que a empresa irá utilizar para divulgação de promoções, descontos especiais e outras ações voltadas para o Dia do Cliente devem ser desenvolvidas a partir desse objetivo.

Confira agora outros benefícios que o Dia do Cliente pode trazer para o seu negócio.

Divulgação

A comunicação visual feita para a data precisa ter como foco o seu cliente. Invista em uma comunicação diferenciada em todos os canais de vendas utilizados pelo seu negócio, como Instagram, WhatsApp, newsletter, mensagens automatizadas para sua base de clientes sobre o Dia do Cliente para que a sua marca seja vista pelo maior número de pessoas e amplie a possibilidade de atrair clientes com potencial de compra.

Lançamento de novos produtos/serviços

O Dia do Cliente é uma data com alta visibilidade, logo, que tal aproveitar o momento para divulgar aquele lançamento planejado há algum tempo?

Nestes casos, o indicado é começar a trabalhar a expectativa do lançamento nos seus clientes mais ativos para reforçar a ideia de exclusividade. Para produtos específicos para a data em questão, a comunicação antecipada ajuda a gerar marketing espontâneo para a sua marca.

Recompensa

Além das promoções e descontos imperdíveis, uma maneira de atrair atenção dos consumidores no Dia do Cliente é oferecer recompensas, que podem ser descontos progressivos na compra, oferecer vantagem especial de pagamento para aqueles clientes assíduos ou presenteá-los com algum brinde personalizado no ato da compra. 

Pode parecer algo simples, mas pode ter certeza que para o seu cliente, tal atitude será vista pelo seu cliente como uma bonita forma de agradecimento por fazer parte da história da sua empresa.

Atendimento diferenciado

Você é daqueles que acredita que a primeira impressão é a que fica? No mundo dos negócios, essa primeira impressão é vista na maneira em que o seu cliente é atendido na loja. A abordagem, educação, disponibilidade e gentileza são alguns traços de comportamento amplamente valorizados pelos consumidores.

Em datas especiais como o Dia do Cliente, reforce a importância do bom atendimento com seu time, tanto no contato inicial como no pós-venda. Se a sua empresa tem um e-commerce próprio, o sistema de atendimento online precisa estar preparado para atender a demanda. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Defina uma sequência de respostas automáticas úteis para agilizar o processo
  • Invista em uma plataforma de hospedagem que facilite a navegação do seu cliente pelos seus produtos
  • Formas de pagamento diferenciadas para quem comprar online
  • Agilidade no atendimento via chatbots
  • Vitrine chamativa e temática

Você pode enviar promoções exclusivas para a sua cartela de clientes de acordo com suas preferências. Para isso, observe o histórico de compra dos clientes e prepare ações de marketing segmentadas para cada perfil, como anúncios via Google Ads e Instagram Ads e e-mail promocional personalizado.

Faça com que o cliente se sinta especial

A criatividade utilizada pelas empresas em datas comerciais é uma boa motivação para atrair novos negócios. Aposte em campanhas humanizadas e que usem como mote a razão pela qual é celebrado o dia 15 de setembro: o cliente. 

O Dia do Cliente traz uma série de pontos positivos para qualquer negócio independente do nicho. Afinal, sem a figura do consumidor, não haveria sentido em investir tempo e dinheiro na criação de soluções e produtos para beneficiar vidas. 

Para a figura do empreendedor, é um momento oportuno para reavaliar os objetivos da empresa, analisar como a marca é vista pelo público e quais pontos precisa investir para manter ou melhorar a qualidade e excelência no serviço que se propõe a oferecer.

Se você possui um negócio próprio ou está começando a empreender, fique ligado no SB Blog, o blog oficial da Seu Boné para não perder nenhum conteúdo sobre marketing e empreendedorismo que podem ser úteis para a sua jornada no mundo dos negócios. Até a próxima!

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

Rua Alfredo Pegado Cortez, 3346
Candelária, Natal/RN 59066-080